O que faz alguém imortal?o que nos torna um herói ? no livro da Regina Abreu " A fabricação do imortal" é feito algo que torna um cidadão comum numa figura que pode ser posta ao lado de "heróis " nacionais como Duque de Caxias, Bento Gonçalves e Tiradentes, esse ato ,de tornar uma pessoa "comum" num herói nos faz pensar , sobre os verdadeiros heróis e nos faz imaginar seriam eles realmente tão fantásticos e únicos que devem ser idolatrados ?
Em qualquer livro ou filme que trate de alguém que teve fatos honrosos e pode ser considerado herói se vê as mesmas características, uma infância com ares de sofrimento , superações ao longo da vida até alcançar o posto de herói mas será mesmo? será que na infância Napoleão já imagina estratégias e fazia brigas para "conquistar" terrenos de paris ? ou melhor será que para as pessoas que foram conquistadas por Alexandre o grande o viam como um herói?como quase tudo , a relatividade é a base da criação do herói , pessoas que compactuam com o nazismo dificilmente veem Hitler como um vilão .
Os museus , ou melhor a história em si tem esse grande dom de transformar um mero ser humano num ser admirável num ser que serve de exemplo ,Albert Einstein foi um dos maiores físicos de todos os tempos mas relatos apontam que tinha uma serie de normas para como sua esposa deveria trata-lo algumas ridículas , ele é admirável pelo que ele fez pela física? com toda certeza que sim , mas e como marido? bem acredito que ele não esteja figurando entre os melhores.
Mas o que interessa para um museu? A historia de como Bento Gonçalves teoricamente lutou contra o império brasileiro ou como ele tratava seus escravos? por muito tempo apenas a primeira parte importou hoje nós temos um novo pensamento que tenta "quebrar" um pouco essa imagem de um herói inigualável.Tornando-os mais humanos e menos heroicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário