Em uma das aulas tivemos a oportunidade de assistir o filme "las cajas españolas", O filme retrata as pessoas que sacrificaram seu tempo e arriscaram suas vidas para proteger obras de arte na guerra civil espanhola .O interessante é que esse tema não é único pois foi lançado no final do ano passado o filme "caçadores de obras primas"que retrata um grupo que também visa proteger obras só que no período da segunda guerra mundial.
Nos dois filmes podemos notar o sacrifício que são feitos desde caminhões que tinham que ser abarrotados de caixas contendo quadros e dependo do local tinha que ser desmontados e montados novamente até o risco que o governo poderia trazer , mas o que faz esses quadros tão especiais ao ponto de custarem até mesmo a vida de seus protetores?
A ligação com o passado , o estudo do belo e até mesmo do feio, a constituição de uma nacionalidade tudo isso faz parte dessa admiração .Os museus tem grande força nessa ligação com o passado , com a construção dessa nacionalidade claro que auxiliados com as obras , mas qual o sentido? numa guerra aonde pessoas morrem , onde pessoas inocentes são mortas , qual o motivo de não auxiliar as pessoas ao invés das obras? é uma ideia muito injusta essa , pessoas são e sempre serão prioridades as ideia de tentar justificar o descaso com a historia pelas pessoas mortas é muito injusto pois a guerra vai passar nenhuma guerra dura para sempre , nem uma pessoas dura para sempre a unica coisa que fica é a historia é os quadros pintados é as esculturas feitas é as historias escritas isso é eterno e nunca deve ser apagado .
Abaixo está o documentário espanhol:
Nenhum comentário:
Postar um comentário