quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Terceira aula: Debates sobre educação em museus



 No terceiro encontro tivemos um enriquecedor debate sobre educação em museus  contando com oito texto sendo apresentados pelos colegas e debatidos por todos,  foi possível ter uma noção sobre educação em museus e experiências que já ocorreram dentro de diversas instituições. 

A importância da educação dentro de espaços museais é de grande importância pelo fato que museus são espaços educativos que dão um grande suporte para a educação formal e auxilia na educação de todos aqueles que visitam uma instituição seja qual for sua temática, os museus devem investir nos seus setores educativos, pois com este investimento o museu estará cumprindo com este papel comunicativo, seja qual for suas oficinas ou ações é necessário que elas existam.

O museu deve  ter noção de sua capacidade de inclusão e exclusão e saber problematizar isto para o público visitante, saber passar essa informação para que todos tenham noção sobre as capacidades de um museu foi possível nesta aula, podemos ver as infinitas possibilidades dentro de  um instituição museu. 

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Segunda aula: O ínicio da educação em museu









Em nossa segunda aula tivemos o debate entre alguns textos relacionados ao inicio da educação em museus e o interesse dos museus em educar os seus visitantes, meu texto em particular falava sobre o museu nacional, localizado no Rio de Janeiro.

O museu nacional, surgiu  como um grande caráter científico voltado para pesquisadores e a alta sociedade da época tendo sua primeira exposição em 1821 o museu nacional apresentava um vasto acervo que apenas com o passar de algumas décadas vou descoberto seu potencial como um acervo educativo, mostrando a importância para uma educação fora das salas de aula e fora até mesmo  do clássico modelo que se tem  utilizado dentro de sala de aula, com uma educação vertical do professor  ao aluno sem interação ou troca entre os participantes das aulas. Lógico que não podemos achar que se tinha uma educação baseada em Paulo Freire no século XIX mas já podemos ver o interesse e percepção tanto dos profissionais de museu como dos professores em relação ao  modelo educacional e como se era realizado essa educação, até mesmo ao público que se tinha dentro dos museus, é inegável que hoje o grande público que temos nos diversos museus no Brasil  é o público escolar.


Existe duas reflexões que ficaram em minha mente sobre a aula, primeiro é, instituições como museu e sua função de formação de uma identidade nacional assunto que me atraí muito e segundo foi o quando remetemos ao o grande gêneses dos museus como conhecemos hoje que é a Revolução Francesa e sua república e a necessidade de identidade e o senso de patriotismos algo que foi introduzido para dentro dos museus históricos que me fazem refletir sobre duas frases, a primeira  é a clássica " A história é feita pelo vencedores" que infelizmente não me recordo do autor, mas cria no museu uma responsabilidade com o público de problematizar até onde os vencedores realmente são "vencedores", a segunda frase é " A seleção faz o tempo, não o tempo faz a seleção" (que também não recordo o autor, mas  buscarei lembrar) essa segunda frase nos faz pensar na teoria do "E se...",  e se fosse os ingleses que tivessem chegado no Brasil antes? e se o tratado de Tordesilhas fosse ainda vigente ? que seleção de tempo teríamos hoje? como seriam os museus? são essas e outras questões que me fazem refletir o quão problematizador um museu deve ser, para que tenhamos uma visão mais "crua" em relação a história.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

O que é educação dentro de espaços museais ?

"Ação ou efeito de educar, de aperfeiçoar as capacidades intelectuais e morais de alguém: educação formal; educação infantil."
 "Educação" segundo o Dicio: dicionário online de português
"Estabelecimento ou instituição que se dedica à preservação, à analise e à procura de objetos valiosos artisticamente, expondo-os ao público"
"Museu" segundo o Dicio: dicionário online de português



De volta com o blog, estarei nas próximas semanas escrevendo sobre a disciplina "Educação em museus", ela faz parte da grade curricular do sexto semestre do curso de museologia da UFRGS, ministrada pela professora Zita Possamai, serão 19 encontros onde iremos projetar um projeto educacional dentro de uma instituição de museu.

Como primeiro post acho interessante fazer essa introdução, lógico que não serei eu que vou definir o que é educação em museus, mas acho que posso refletir um pouco sobre esse conceito, penso minhas ideias muito semelhante ao Francisco Régis Lopes Ramos, o autor vê o museu como grande educador, mas acredite que o museu não deve agir sozinho, mas sim ir em conjunto com as escolas e instituições museais, com o professor trabalhando em sala de aula e utilizando o museu e suas exposições como um auxilio, ou melhor como uma visão diferenciada e participativa dentro do ensino.

Outro ponto interessante é o que vemos na imagem que coloquei neste post, como podemos ver são crianças apenas na foto, acredito que a educação em museus deve atingir não apenas o público infantil, mas sim todos os visitantes que estão visitando e se interessem a ter uma visita monitorado.

Por fim acredito que terei longos posts pela frente refletindo sobre as diversas questões sobre educação em museus, vamos lá, que seja um ótimo semestre!